Previous slide
Next slide

Chuvas de granizo, pequenas pedras de asfalto que voam em ruas e estradas, batidas de portas em estacionamentos apertados, encontrões de carrinhos em supermercado… Você provavelmente já deve ter passado por uma situação dessas ou conhece alguém que vivenciou um desses fatos. Esses danos podem deixar pequenas, mas incômodas marcas na lataria do carro. Por serem detalhes que, normalmente, não necessitam de pintura, há uma forma precisa e rápida de reparar estragos na lataria: martelinho de ouro, uma técnica especial de funilaria que arruma os danos do veículo em pouco tempo, mantendo a originalidade do carro, deixando o reparo imperceptível, quando feito com bons profissionais. Além da agilidade, esse tipo de trabalho tem um custo relativamente baixo perto da valorização que ela pode trazer ao veículo em uma possível revenda.

Essa técnica de funilaria teve início nas fábricas de automóveis há algumas décadas, com o intuito de remover amassados dos carros que estavam sendo montados. No início, o martelinho era chamado DSP (Desamassamento Sem Pintura). Com o passar do tempo, a técnica migrou das fábricas e chegou às ruas com nome de “martelinho de ouro”, em uma referência ao metal precioso.

O martelinho de ouro é uma técnica totalmente artesanal e traz enormes benefícios ao veículo, pois não usa nenhum tipo de enchimento, massa, lixa, o que preserva o aspecto da pintura de fábrica, muito importante para que não haja depreciação do preço do carro. A técnica do martelinho de ouro consiste em repuxo por tração, por isso, não é incomum ver o uso de ventosas para iniciar o processo. O intuito é que haja aderência no local amassado no veículo, forçando-o a voltar à forma original por meio de leves golpes com as ferramentas adequadas para cada situação.

Os profissionais variam e aperfeiçoam os mecanismos do martelinho com o passar do tempo. Não há um conjunto específico de ferramentas para executar o serviço, varia de lugar para lugar, sem contar o método usado. Martelos, ganchos com correntes, ferro próprio para reparar buracos internos, pedaços de madeira, soprador térmico, ventosas e até tacos de bilhar podem fazer parte do “conjunto martelinho de ouro”.

Claro que o martelinho de ouro não consegue resolver todos os tipos de amassados do carro, há sinistros em que os danos são mais graves e precisam de uma atenção maior. Nesta hipótese, é bom contar com um seguro auto para minimizar os gastos. Na Minuto Seguros, cotamos com mais de 10 seguradoras e fazemos um plano de acordo com as suas necessidades e o seu perfil. O seguro auto é uma maneira de se precaver contra danos maiores em casos de batidas ou colisões, além de poder englobar outros acontecimentos, como roubo, furto, assistência 24 horas, etc.